Suco de graviola: benefícios e como fazer (com receitas)

HomeLifestyle

Suco de graviola: benefícios e como fazer (com receitas)

O suco de graviola é uma bebida que pode oferecer alguns benefícios para a saúde, como ajudar a emagrecer, evitar a anemia, combater a prisão de ventre, manter a saúde da pele e evitar a pressão alta.

Esses benefícios são possíveis porque a graviola é uma fruta com boas quantidades de flavonoides e vitamina C, além de conter fibras, nutrientes e compostos bioativos que possuem propriedades antioxidantes, laxativas e anti-inflamatórias.

Leia também: Graviola: 10 benefícios e como usar (com receitas)


tuasaude.com/graviola

É importante lembrar que, para se obter esses benefícios, o suco de graviola deve fazer parte de uma alimentação variada e saudável, associado com a prática regular de exercícios físicos. Veja como fazer uma alimentação saudável.


Principais benefícios e para que serve

Os principais benefícios do suco de graviola para a saúde são:

1. Pode ajudar a emagrecer

O suco de graviola pode ajudar a emagrecer por ter baixo teor de calorias, sendo, por isso, uma boa opção de bebida para incluir em dietas para perda de peso.

No entanto, para favorecer o emagrecimento, o suco de graviola deve ser consumido dentro de uma dieta com déficit calórico, junto com a prática regular de exercícios físicos.

Leia também: Déficit calórico: o que é, como fazer e como calcular


tuasaude.com/deficit-calorico

2. Evita a anemia

Por ser uma boa fonte de vitamina C, o suco de acerola ajuda a evitar a anemia por favorecer a absorção do ferro presente nos alimentos, ajudando na formação da hemoglobina, um dos componentes das hemácias que é responsável pelo transporte de oxigênio pelo organismo e que geralmente está baixa na anemia.

Leia também: Anemia: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento


tuasaude.com/anemia

3. Combate a prisão de ventre

Sendo uma bebida que contém fibras e água, o suco de graviola hidrata o bolo fecal, evitando o ressecamento das fezes, facilitando a evacuação e combatendo, assim, a prisão de ventre.

4. Mantém a saúde da pele

Por conter ótimas quantidades de vitamina C, o suco de graviola mantém a saúde da pele por combater os radicais livres e participar na produção de colágeno, uma proteína importante para a formação e regeneração da pele, ajudando na cicatrização de feridas.

Além disso, a vitamina C presente no suco de graviola também ajuda a manter a firmeza e elasticidade da pele, prevenindo o surgimento de rugas e flacidez.

5. Ajuda a evitar a pressão alta

O suco de graviola ajuda a evitar a pressão alta, porque contém flavonoides, luteína e vitamina C, nutrientes e compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória que diminuem a inflamação das artérias, melhorando a circulação de sangue.

6. Pode diminuir o risco do câncer

Os flavonoides e as acetogeninas são compostos bioativos presentes no suco de graviola, que têm ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres, evitar o crescimento de células tumorais e diminuir o risco do surgimento do câncer.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 200 ml de suco natural de graviola sem açúcar:

É importante lembrar que, para se obter os benefícios do suco de graviola, essa bebida deve ser consumida numa alimentação saudável, associada a práticas regulares de atividade física.

Marque uma consulta com o nutricionista mais perto da sua região, se deseja saber como consumir o suco de graviola em uma dieta saudável:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos nutricionista e receba o cuidado personalizado que você merece.



Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.


Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como fazer o suco de graviola

Para fazer o suco de graviola, basta colocar em um liquidificador 1 xícara (de chá) de água gelada, filtrada ou fervida, e 1/2 xícara (de chá) de polpa de graviola sem sementes, e bater por 2 minutos ou até ficar uma bebida bem homogênea.

Transferir a bebida para um copo e tomar, de preferência sem coar e adoçar. O suco de graviola pode ser tomado diariamente, junto de qualquer refeição como café da manhã, lanches, almoço e jantar.

Quem não pode tomar?

O suco de graviola não deve ser tomado por pessoas com doença de Parkinson e pressão arterial baixa, já que essa fruta pode piorar os sintomas dessas condições.

Além disso, pessoas com problemas no fígado ou rins ou que usam medicamentos para depressão, controle da pressão arterial e da diabetes, devem sempre informar ao médico antes de consumir o suco de graviola, pois essa fruta pode aumentar ou diminuir os efeitos desses remédios.

Receitas de suco de graviola

Algumas receitas saborosas com o suco de graviola são:

1. Suco de graviola com leite

Ingredientes:

  • 200 ml de leite ou bebida vegetal;
  • 1/2 xícara (de chá) de polpa de graviola sem semente;
  • 1 colher (de sopa) de mel ou 1 sachê de adoçante;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes num liquidificador e bater por 2 a 3 minutos. Em seguida, transferir para um copo e servir.

2. Suco de graviola com limão

Ingredientes:

  • 1/2 xícara (de chá) de polpa de graviola sem sementes;
  • 1 xícara (de chá) de água filtrada ou fervida;
  • Suco de 1/2 limão;
  • 1 colher (de sopa) de mel ou 1 sachê de adoçante;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Colocar a polpa da graviola, a água, o mel, ou adoçante, e o gelo no liquidificador e bater bem até ficar uma mistura homogênea. Transferir a bebida para um copo e servir.

Dúvidas comuns sobre o suco de graviola

Algumas dúvidas comuns sobre o consumo do suco de graviola são:

1. Suco de graviola faz mal para o fígado?

O consumo esporádico de suco de graviola não faz mal para o fígado. No entanto, alguns estudos mostram que a ingestão frequente de suco de graviola pode causar danos no fígado e também nos rins.

2. Suco de graviola faz mal para o estômago?

O suco de graviola não faz mal para o estômago, pois a graviola tem flavonoides, taninos e ácidos fenólicos que possuem ação antioxidante, anti-inflamatória e gastroprotetora, protegendo o estômago, melhorando a digestão e ajudando no tratamento de úlceras e gastrites.

3. Suco de graviola solta o intestino?

Por conter fibras e água, o suco de graviola aumenta o volume e a hidratação das fezes, podendo soltar o intestino.

4. Grávida pode tomar suco de graviola?

Por existirem poucas informações sobre a segurança do consumo da graviola durante a gravidez e a amamentação, a mulher grávida deve consumir esse suco somente sob a orientação de um médico.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS