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Seminário Territorial dá início à série de encontros sobre Educação do Campo na Bahia

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) deu início, nesta quinta-feira (20), em Jacobina, a uma série de encontros voltados para o fortalecimento da Educação do Campo na Bahia. O Seminário Territorial de Educação do Campo do Piemonte da Diamantina reuniu educadores dos nove municípios do Núcleo Territorial de Educação (NTE 16), no Teatro Professor José Roberto Linhares, localizado no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro (CEDBC). O evento abriu um ciclo de debates que será realizado em diversos territórios para ampliar o diálogo sobre desafios, conquistas e estratégias dessa modalidade de ensino.

Com o tema “Você já parou para pensar no futuro da Educação do Campo? Que tal fazer parte dessa construção?”, o seminário promove formações, trocas de experiências e reflexões sobre a identidade das escolas do campo e a importância do reconhecimento dessa modalidade. A diretora de Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais da SEC, Poliana Reis, ressalta a relevância desse primeiro encontro. “Estamos iniciando uma grande mobilização para fortalecer a Educação do Campo, a Quilombola, a Indígena e a de outros povos e comunidades tradicionais. Nossa meta é alinhar estratégias e políticas públicas que valorizem essas modalidades, promovendo um ensino de qualidade, contextualizado e que respeite as especificidades de cada território”.

A iniciativa busca garantir uma educação mais potente e emancipadora, alinhada às necessidades das comunidades rurais e tradicionais. Para a diretora do NTE 16, Nazaré Costa, é essencial compreender a diferença entre Educação do Campo e educação no campo, pois ambas são fundamentais para promover a inclusão e a justiça social nas áreas rurais. “A Educação do Campo adapta o ensino às realidades dos estudantes rurais, enquanto a educação no campo leva esse ensino para dentro das comunidades, garantindo uma aprendizagem contextualizada e significativa”, explica.

A professora Jesiane da Luz, formadora pelo Programa Pacto pela Educação, reforça a importância de envolver as comunidades no processo educacional. “A educação não pode ser imposta de cima para baixo. É fundamental ouvir as necessidades das comunidades e trabalhar em parceria com elas para desenvolver um ensino que seja relevante e significativo”, destacou.

Atualmente, o NTE 16 atende 266 estudantes no Colégio Estadual do Campo do Distrito de Junco de Jacobina e mais 1.270 em anexos da Educação do Campo. A proposta da SEC é transformar esses encontros em espaços interativos e dinâmicos, onde os participantes sejam protagonistas da construção de um futuro mais justo e acessível para as comunidades rurais. O seminário reforçou o compromisso do Estado com uma educação que fortaleça o sentimento de pertencimento e as lutas das populações do campo, reafirmando a importância da construção de políticas públicas conectadas às realidades das comunidades rurais e tradicionais.

Fonte: Ascom/SEC

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Créditos do autor: Lais Souza

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação

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