Foto: Otávio Santos / Secom PMS
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva / Secom PMS
A Prefeitura de Salvador promoveu nesta quinta-feira (29) a pré-vistoria e licenciamento dos food trucks para o Carnaval 2026. A ação, realizada pela Vigilância Sanitária (Visa) e a Diretoria de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsep/Semop), ocorreu na base operacional da Semop, no Jardim Santo Inácio.
A diretora de Vigilância à Saúde, Andrea Salvador, afirmou que essa pré-vistoria é inédita na capital baiana. “Essa é uma etapa extremamente importante para assegurar as boas práticas no Carnaval, com uma segurança sanitária ainda maior, garantindo a segurança não só do folião, mas dos trabalhadores que operam esses equipamentos”, disse.
Entre as responsabilidades da Vigilância Sanitária, estão observar equipamentos, parte hidráulica, segurança e extintores de incêndio, além de solicitar o cardápio e o fluxo de atendimento na hora da festa. “Durante o Carnaval, também haverá vistoria de forma ordinária, observando o fluxo de alimentos, preparo, pré-preparo, tudo que tiver dentro das atribuições nutricionais e o que vai ser oferecido à população”, reforçou Andrea.
O diretor de Serviços Públicos, Alysson Carvalho, lembrou que esses food trucks já estão distribuídos pela cidade diariamente, com a documentação necessária. “Mas no Carnaval nós redobramos a atenção, fazendo com que cada food truck tenha a localização exata na sua atuação. Eles já saem daqui com licenciamento e as indicações para fazer a solicitação tanto de água quanto de energia elétrica nas concessionárias”, pontuou.
De acordo com o diretor, haverá ainda uma vistoria final antes da festa. “Aqueles que não finalizarem o processo aqui por alguma necessidade têm o prazo de 72 horas, para que a gente possa fazer a vistoria final, licenciando ou não para o Carnaval”, afirmou Carvalho.
O empresário Frederico Paraíso foi o primeiro licenciado nesta quinta e vai comercializar hambúrgueres e batata frita na folia. Para ele, a vistoria antecipada ajuda muito os donos dos food trucks e é importante para garantir a segurança alimentar.
“Essa antecipação nos processos ajuda muito a gente, por conta de outras demandas. Para nós, é super fácil e tranquilo fazer esse processo separado de outros órgãos que também buscam o licenciamento da Vigilância neste período. Essa antecipação diminui nossa correria nas proximidades do Carnaval”, apontou Frederico.
A empresária Rubênia Lins trabalha há mais de uma década no Carnaval e estará mais uma vez na avenida. “Nós, da comida de rua, temos a obrigação de oferecer uma comida de qualidade, garantir que os foliões fiquem bem e que nada aconteça. Essa fiscalização da Vigilância é de suma importância para a gente. Já passei pela vistoria, está tudo ok para começar o Carnaval”, disse.
O empresário Mazinho Mendonça também elogiou a fiscalização antecipada. “São 12 anos de Carnaval, sempre em parceria com a Prefeitura. E essa fiscalização com antecedência, de forma organizada, foi excelente. Se você comer algo fora dos padrões, isso pode te matar. Parabéns à Prefeitura por essa iniciativa”, comentou.
Na central de atendimento montada, os trabalhadores foram orientados sobre o fluxo de produção de alimentos, desde a compra dos produtos, preparo, pré-preparo e transporte para comercialização, com base no Decreto 26849, que proíbe o preparo de alimentos em via pública. O fluxo de produção será obrigatório para atuação no Carnaval.
A vistoria técnica avalia critérios higiênico-sanitários, hidráulicos, sistemas de exaustão, iluminação, presença de extintores, reservatórios de água e adequação dos equipamentos às normas de segurança alimentar.
Os responsáveis devem apresentar a documentação exigida, disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde (SMS): saude.salvador.ba.gov.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/pre-vistoria-e-licenciamento-de-food-trucks-para-o-carnaval-2026/ .
Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS