HomeBrasil

Onda de calor mantém temperaturas acima da média nesta quinta (13)

Uma intensa onda de calor continua a afetar grande parte do Brasil nesta quinta-feira (13), mantendo as temperaturas acima da média.

A previsão indica que o calor intenso persistirá por pelo menos cinco dias consecutivos, estendendo-se até o final da próxima semana.

Regiões Sul, Centro-Oeste, todo o Sudeste e o interior do Nordeste registram temperaturas de 3 a 7 graus acima do normal para o mês de fevereiro.

No Rio de Janeiro, os termômetros se aproximam dos 40ºC, quase 10 graus acima do esperado para esta época do ano. Em São Paulo, onde a média é de 29ºC, a máxima prevista para hoje é de 33ºC. Curitiba, antes da chegada de uma frente fria, enfrenta um calor de 31ºC.

Alerta de temporais e chuvas intensas

Apesar do calor predominante, há previsão de chuvas fortes em diversas regiões do país.

A frente fria que se aproxima do Paraná pode provocar temporais no estado, incluindo a capital Curitiba.

As chuvas mais intensas são esperadas entre o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, também devido à frente fria que trará um alívio temporário no calor.

Em Porto Alegre, após dias com temperaturas próximas aos 40ºC, a máxima deve cair para 26ºC.

Variações climáticas pelo país

Em outras capitais, as condições variam. Cuiabá e Campo Grande, no Centro-Oeste, registram máximas de 32ºC, com previsão de chuva no fim da tarde.

Boa Vista chega aos 35ºC, enquanto Recife e Salvador apresentam máximas de 30 e 33ºC, respectivamente, com predomínio de sol.

Belo Horizonte atinge 29ºC com tempo firme, devido a um sistema de alta pressão atmosférica na costa do Sudeste, que impede a formação de nuvens carregadas em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

São Paulo é a exceção, podendo enfrentar temporais de verão no fim da tarde.

Na capital paulista, o sol predomina durante a manhã, com a temperatura subindo rapidamente. Na região da Avenida Paulista, os termômetros já marcavam 25ºC no início do dia, com previsão de chegar a 33ºC durante a tarde.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS