12 02 2024 Prefeito Bruno Reis Entrega Titulo Embaixadora Sustentavel a Monique Evelle Foto Betto Jr Secom PMS 1
Foto: Betto Jr / Secom PMS

A empresária e investidora Monique Evelle recebeu a faixa e placa de homenagem do título de Embaixadora Sustentável do Carnaval de Salvador, nesta segunda-feira (12), na Passarela Nelson Maleiro, no Circuito Osmar (Centro). As peças foram entregues pelo prefeito Bruno Reis após coletiva de imprensa de avaliação dos quatro primeiros dias da folia.

Monique é fundadora da Inventivos, plataforma de desenvolvimento de novos empreendedores; Shark mais nova do Shark Tank na América Latina, maior reality de empreendedorismo do mundo e parceira da In Pacto, incubadora de Negócios Sociais, desenvolvida pela Prefeitura de Salvador para apoiar empreendedores que tenham ideias, projetos ou negócios de impacto social positivo. A jovem gestora possui 184 mil seguidores em seu perfil no Instagram e influencia milhares de pessoas a acreditar e investir na educação, empreendedorismo e sustentabilidade.

“Esse título mostra duas coisas: a primeira é a confirmação do meu amor por Salvador por ter recebido e aceitado o convite, e a segunda é que Salvador é amor e trabalho. Eu sou a única, pensando no quarteto fantástico dos embaixadores, que não sou artista, mas eu trabalho com ESG há 13 anos, então que bom que chegou o momento de juntar o amor e trabalho que tenho pela cidade e pelo Carnaval de Salvador como embaixadora do Carnaval Sustentável”, afirmou ela, que é do Nordeste de Amaralina.

A Embaixadora Sustentável do Carnaval de Salvador 2024 também elogiou a iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) como um ponto de partida para a conscientização das pautas socioambientais.

“A escolha de iniciar no Carnaval, que é um momento de holofotes, é importante. Começa a pensar práticas sustentáveis a partir daqui, mas a parte boa é que essas práticas são pensadas o ano todo, não é? Não é sazonal, que nem o verão. Então é maravilhoso. Além disso, mostra que Salvador não é só festa. Salvador é desenvolvimento econômico, sociocultural, sustentável e também festa”, destacou.

Além de Monique, também são Embaixadores Sustentáveis do Carnaval o presidente do bloco Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos (Vovô), e os cantores Carlinhos Brown, Daniela Mercury e Oh Polêmico. Os artistas receberam o reconhecimento por desenvolverem algum tipo de projeto de impacto social positivo e por propagarem as práticas positivas para reduzir o impacto da festa no meio ambiente da cidade.

A titular da pasta, Marcelle Moraes, celebra a adesão de personalidades à causa e ressalta a importância de influenciar pautas positivas, em qualquer ocasião, no intuito de colaborar com atitudes mais sustentáveis: “O mundo está com os ‘olhos’ voltados para o Brasil e, o Carnaval de Salvador, com seu destaque de público e atrações, por consequência, tem uma visibilidade grandiosa. Fico muito grata de ter parceiros importantes na causa sustentável, especialmente, personalidades e artistas para potencializar o engajamento da pauta de sustentabilidade na maior festa de rua do mundo”.

Projeto – O projeto Carnaval Sustentável tem como objetivo aproximar a festa aos ideais de sustentabilidade, resiliência e circularidade. Este ano, a Secis está desenvolvendo ações de incentivo à sustentabilidade durante e após a folia. Ao longo da festa, estão sendo desenvolvidas uma campanha de proteção ao Parque Marinho da Barra; campanha de não abandono dos animais no Carnaval; apoio na fiscalização das centrais das cooperativas de catadores e monitoramento de ações de ESG (Ambiental, Social e Governança, em português) em blocos, trios, camarotes, secretarias da administração municipal, patrocinadores e campanhas de ação de impacto social.

Após o Carnaval, a pasta vai promover a exposição Salvador Carnaval Sustentável e Resiliente por duas semanas do mês de março no Shopping Bela Vista; a premiação de destaques do Carnaval Sustentável e o Fórum Carnaval Sustentável 2025. As datas serão divulgadas em breve.

Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS

Fonte: SECOM / Salvador