O edital Elas à Frente do Esporte, que destina R$ 2,1 milhões para incentivar a participação e ascensão das mulheres no esporte, iniciou suas atividades com a entrega de materiais esportivos e o início da 5ª Copa Jacuípe de Futebol Feminino, na sexta-feira (14). A competição é uma realização da Rede Pintadas, organização apoiada pelo edital do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte/ Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Setre/Sudesb).
A copa também conta com a parceria das prefeituras do Território da Bacia do Jacuípe e o GT de Esporte, fortalecendo ainda mais o cenário esportivo feminino. As atividades começaram com a entrega de materiais esportivos e a Roda de Conversa “Mulheres no Esporte – Inclusão que Faz a Diferença”, realizada na sede da Rede Pintadas. O evento reuniu atletas da região que disputarão a Copa Jacuípe Feminina, promovendo um diálogo sobre a participação das mulheres nos espaços de decisão e poder, especialmente no esporte.
No domingo (16), começam os jogos da competição, que será realizada até 6 de abril e contará com 12 seleções municipais divididas em três grupos. As partidas iniciais ocorrerão nas cidades de Ipirá, Pintadas e Capim Grosso.
A secretária das Mulheres do Estado (SPM), Neusa Cadore, destacou a importância do edital para a promoção do esporte feminino e para o fortalecimento das mulheres na sociedade. “Essa é uma iniciativa muito importante, que vem ao encontro da luta das mulheres por ocupar novos espaços e garantir políticas públicas que assegurem os nossos direitos. A competição já se consolidou como um dos principais torneios de futebol feminino da região da Bacia do Jacuípe e tem sido um símbolo de inclusão e empoderamento feminino no esporte, além de revelar novos talentos e promover a valorização das atletas”, afirmou.
As atletas também comemoram a realização da competição. A jogadora Nadja, de Capim Grosso, lembrou que sua equipe já foi campeã duas vezes e busca repetir o feito. “Essa experiência para gente é muito valiosa e esperamos conquistar nosso terceiro campeonato”, disse.
A jogadora Rafaela, da seleção de Mairi, disse que a sua equipe disputa a segunda edição da Copa e busca o primeiro título. “É um prazer representar minha cidade. Estou muito feliz em participar pela segunda vez e na luta para ver se a gente consegue conquistar nosso primeiro título”, disse.
A copa será realizada entre 16 de fevereiro e 6 de abril, com 12 seleções municipais divididas em três grupos. Além do território da Bacia do Jacuípe, outros territórios serão contemplados com o projeto, como Sisal, Sertão Produtivo e região metropolitana.
“Mais do que uma competição esportiva, a Copa Jacuípe Feminina promove o empoderamento das mulheres no esporte e reforça a importância da igualdade de gênero. O evento também gera oportunidades para árbitras e técnicas de futebol. Assim, o esporte feminino vai ganhando espaço na nossa querida Bahia”, acrescentou a secretária Neusa Cadore.
Elas à Frente do Esporte – O edital inclui financiamento de profissionais para organização das competições, fornecimento de materiais esportivos e fardamento, capacitação de arbitragem e a promoção de atividades esportivas voltadas ao bem-estar físico e emocional das mulheres, como dança, ginástica, boxe e ioga.
Confira a tabela da primeira rodada da 5ª Copa Jacuípe Feminina, no domingo (16)
Ipirá: Ipirá x Mairi (8h) | Várzea da Roça x Baixa Grande (9h)
Pintadas: Pintadas x Pé de Serra (8h) | Nova Fátima x Capela do Alto Alegre (9h)
Capim Grosso: Capim Grosso x Várzea do Poço (9h) | Quixabeira x Serrolândia (10h)
Fonte: Ascom/SPM
Fonte: Clique aqui
Créditos do autor: Daza Moreira
Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação
COMMENTS