Chá Oolong: para que serve e como fazer

HomeLifestyle

Chá Oolong: para que serve e como fazer

O chá Oolong é uma bebida semi-fermentada que contribui para a perda de peso, a saúde do coração, a regulação do açúcar no sangue e a prevenção do câncer, por exemplo.

Esse chá tem um sabor suave e refrescante, bem como por sua fragrância frutada e floral, e é rico em flavonoides, incluindo catequinas, teaflavinas e tearubiginas, que lhe conferem suas propriedades medicinais. 

O chá de Oolong, também chamado de chá azul, é feito de chá verde e chá preto, e por isso contém cafeína, sendo recomendado consumi-lo durante o dia. Esse chá pode ser comprado em supermercados ou lojas de produtos naturais. 


Para que serve

O chá Oolong possui muitos benefícios, sendo indicado para:

1. Promover a perda de peso

O chá Oolong contribui para a perda de peso pois, de acordo com vários estudos científicos, é capaz de aumentar a produção de adiponectina. 

Esse hormônio, gerado pelas células de gordura, regula o metabolismo energético, estimulando a queima de gordura e reduzindo a inflamação no corpo.

Além disso, outro possível mecanismo de redução de gordura com o chá Oolong é a inibição da lipase pancreática, e desta forma impede a absorção de gorduras dos alimentos no intestino, promovendo sua eliminação pelas fezes.

Leia também: 14 melhores chás para emagrecer e perder barriga


tuasaude.com/cha-para-emagrecer

Para obter os benefícios do chá Oolong na perda de peso, é importante combiná-lo com uma dieta saudável e equilibrada e exercícios físicos regulares.

2. Prevenir doenças cardiovasculares

As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do chá Oolong ajudam a estimular a oxidação dos ácidos graxos, além de reduzir o colesterol LDL “ruim” e os triglicerídeos.

Desta forma, esse chá pode contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, pressão alta, AVC ou infarto.

3. Ajudar na prevenção do câncer

Devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá Oolong pode ajudar a prevenir o câncer, protegendo as células dos danos causados pelos radicais livres e combatendo o estresse oxidativo.

Além disso, alguns estudos indicam que o chá Oolong tem a capacidade de prevenir ou reduzir a frequência de mutações genéticas prejudiciais nas células e de neutralizar ou reduzir os efeitos de agentes genotóxicos, ou seja, substâncias que causam danos ao material genético das células e aumentam o risco de câncer.

4. Regular os níveis de açúcar no sangue

O chá Oolong pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, pois o aumento da adiponectina melhora o metabolismo da glicose ao aumentar a sensibilidade à insulina.

Por esse motivo, é uma excelente opção para pessoas com pré-diabetes e diabetes, especialmente quando o chá Oolong é combinado com uma dieta saudável e equilibrada e atividade física regular. Veja como deve ser uma dieta para diabéticos. 

5. Combater a microrganismos

Alguns estudos científicos indicam que o chá de Oolong tem propriedades antimicrobianas, ajudando a combater bactérias como:

  • Streptococcus mutans, que é encontrada na cavidade oral e favorece a formação de cáries;
  • Escherichia coli, que pode causar infecções gastrointestinais, como gastroenterite;
  • Staphylococcus aureus, que pode causar sepse, quando o sistema imunológico está comprometido ou quando há uma ferida, pois é encontrada naturalmente na pele;

Além disso, o chá de Oolong também pode ajudara combater a Salmonella sp., que também pode causar infecções gastrointestinais.

6. Prevenir o envelhecimento precoce

O chá Oolong tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que combatem o estresse oxidativo, protegendo as células da pele dos radicais livres e prevenindo ou retardando o envelhecimento precoce.

Leia também: Alimentos ricos em antioxidantes


tuasaude.com/alimentos-ricos-em-antioxidantes

7. Aumentar o estado de alerta e a concentração

Devido à cafeína e L-teanina na sua composição, o chá de Oolong pode aumentar a liberação de dopamina e norepinefrina, que são neurotransmissores relacionados com a atenção e o humor.

Desta forma, esse chá pode aumentar o estado de alerta e a concentração, memória, processamento das informações e a cognição.

8. Melhorar o humor

O chá Oolong pode ajudar a melhorar o humor pois é rico em cafeína e L-teanina, que ajudam a aumentar os níveis de dopamina no cérebro, um neurotransmissor relacionado com a regulação do humor. 

Dessa forma, o chá Oolong pode ajudar a melhorar o humor e combater os sintomas de ansiedade.

9. Fortalecer o sistema imunológico

O chá Oolong é rico em flavonoides com ação antioxidante que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo e ajudando no combate de infecções.

10. Melhorar a saúde dos ossos

O chá Oolong pode ajudar a aumentar a densidade óssea, melhorando a saúde dos ossos e dentes, reduzindo o risco de fraturas, principalmente em mulheres na menopausa.

11. Manter a saúde da boca

Devido ao seu efeito anti-inflamatório, o chá Oolong pode ajudar a manter a saúde da boca, reduzindo a formação de placas bacterianas que estão relacionadas à gengivite.

Além disso, devido sua ação antibacteriana, contra a bactéria Streptococcus mutans, o chá de Oolong também pode ajudar a prevenir o surgimento de cáries. 

Propriedades do chá Oolong

O chá Oolong tem várias propriedades, incluindo antioxidante, anti-inflamatória, anticancerígena, antimutagênica, antigenotóxica, antiobesidade, anti-hipertensiva, cardioprotetora, antidiabética, antienvelhecimento, antibacteriana e antialérgica. 

Essas propriedades se devem à presença de vários compostos bioativos, como polifenóis, catequinas, teaflavinas e tearubiginas.

Embora tenha muitos benefícios, o chá de Oolong não substitui o tratamento médico e deve ser usado com orientação do médico ou de um fitoterapeuta.

Como fazer o chá Oolong

O chá de Oolong deve ser feito com as folhas secas dessa planta medicinal.

Ingredientes:

  • 2,5 g de folhas secas de chá Oolong;
  • 240 mL de água fervente.

Modo de preparo:

Colocar as folhas secas de chá Oolong nos 240 mL de água fervente, deixar em infusão por 5 minutos, coar e beber morno.

Quanto tomar

Não existem estudos científicos suficientes sobre a quantidade segura de chá Oolong a ser consumida ou por quanto tempo.

No entanto, o chá Oolong contém cerca de 63 mg de cafeína por xícara de 240 ml. 

A quantidade segura recomendada de cafeína por dia é de 400 mg, portanto, a ingestão não deve exceder 6 xícaras de 240 mL por dia.

Possíveis efeitos colaterais

Por conter cafeína, o chá Oolong pode causar alguns efeitos colaterais, como dor de cabeça, insônia, ansiedade e palpitações. Veja outros efeitos colaterais da cafeína.  

Quem não deve usar

O chá Oolong é contraindicado para mulheres grávidas, lactantes e crianças, pois não há estudos suficientes que comprovem sua segurança.

Além disso, pessoas que tomam medicamentos para diabetes devem sempre conversar com o médico antes de tomar o chá Oolong, pois pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e causar hipoglicemia. Veja como identificar a hipoglicemia. 

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS