Levantamento semanal monitorou 175 pontos da costa; contato com água contaminada pode causar infecções e problemas de saúde
O novo boletim de balneabilidade da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), divulgado nesta quinta-feira (29), classificou 41 praias do litoral paulista como impróprias para banho. O levantamento avaliou a qualidade da água em 175 pontos monitorados ao longo da costa.
Apesar do alerta para os locais inadequados, a maioria das praias (134) apresenta condições favoráveis. Na região da Baixada Santista, por exemplo, há 40 praias liberadas distribuídas por municípios como Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, entre outros.
O programa de monitoramento da Cetesb abrange cerca de 256 quilômetros do litoral, com coletas realizadas semanalmente, em média, a cada 1,5 km. A companhia divulgou que, para facilitar a identificação por parte dos banhistas, bandeiras vermelhas são instaladas nos trechos impróprios, enquanto as verdes sinalizam os locais seguros.
Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS