Na capital, houve queda até mais acentuada, de 2,5%: foram 2.934 casos registrados em 2025
O Estado de São Paulo registrou 14.443 casos de estupro no ano passado, queda de 0,9% em relação às 14.579 ocorrências contabilizadas de janeiro a dezembro de 2024. Os números, ainda assim, são considerados elevados: equivalem a quase 40 casos por dia.
Na capital, houve queda até mais acentuada, de 2,5%: foram 2.934 casos registrados em 2025. Um ano antes, foram 3.012. O levantamento leva em consideração apenas os crimes para os quais foram registrados boletins de ocorrência.
A Secretaria da Segurança Pública destaca, em nota, que tem adotado uma série de medidas voltadas para combater a violência contra a mulher, entre as quais o monitoramento de agressores com tornozeleiras eletrônicas. Segundo a pasta, desde 2023, 1,1 mil foram tornozelados, dos quais 112 homens foram presos por descumprimento das medidas protetivas.
A secretaria afirma ainda que tem realizado grandes operações para prender agressores, com 1,1 mil suspeitos presos em flagrante apenas nos últimos 2 meses, e que tem intensificado o investimento em outras ações, como o App Mulher Segura, que busca conectar mulheres em risco com a polícia – já são mais de 45 mil usuárias cadastradas e 7 mil acionamentos do botão do pânico.
Entre outras medidas, a pasta ressalta a criação do movimento SP por Todas, desenvolvido para dar visibilidade e facilitar o acesso das mulheres à rede de proteção e acolhimento, e a implementação do auxílio-aluguel, que já apoia 4 mil mulheres vítimas de violência doméstica em 582 municípios. Além disso, hoje são 142 Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) e 170 Salas DDM 24h ativas no Estado.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS