HomeEsporte

Em 2004, Brasil enfrentou o Haiti em jogo pela Paz; relembre

Nesta sexta-feira, a Seleção Brasileira enfrenta o Haiti, às 21h30, na Filadélfia, pela 2ª rodada da Copa do Mundo. O adversário traz uma lembrança marcante para o Brasil. No dia 19 de agosto de 2004, a Seleção Brasileira, então campeã do mundo, desembarcou no Haiti para o chamado “Jogo da Paz”, com a missão de parar a guerra no país.

Naquele ano, o Haiti vivia um período de instabilidade extrema após a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide e a instalação da missão de estabilização da ONU, liderada pelo Brasil. A proposta de levar a Seleção Brasileira ao país surgiu como uma forma de usar o futebol como instrumento de pacificação. A equipe comandada por Carlos Alberto Parreira viajou para Porto Príncipe para um amistoso que se tornaria símbolo de diplomacia esportiva.

Um dos jogadores mais ovacionados naquela partida e autor de três golaços, Ronaldinho Gaúcho relembrou: “Lembro de tudo. De ir de tanque para o estádio. Chegando lá, todos nós tivemos noção de que aquilo não era só futebol, era muita coisa envolvida, e foi lindo. Durante o jogo foi muito bom para mim. Saíram gols lindos e jogadas maravilhosas. Experiência maravilhosa, marcante, coisa que jamais eu vou esquecer”.

Um milhão de haitianos escoltaram a Seleção do aeroporto até o estádio da capital, Porto Príncipe. Roger Flores, que marcou dois gols, se emocionou: “Sorrindo e chorando ao mesmo tempo. Quer uma coisa mais pura que isso?”, diz Roger Flores, ex-jogador e comentarista.

 

Créditos Autor: Fellipe Amaral
Créditos Imagens: Reprodução Internet

Fonte: Clique aqui

COMMENTS