Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), a Prefeitura de Vitória da Conquista investiu, durante o ano de 2025, mais de R$ 20 milhões em ações e serviços com o objetivo de atender as demandas da Zona Rural e, ao mesmo tempo, garantir incentivos a produtores e estimular a geração de emprego e renda para a população rural.
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Durante os dois semestres de 2025, foram feitos serviços de abertura e manutenção de estradas vicinais nos 11 distritos e mais de 300 povoados, além da limpeza de aguadas, instalação de sistemas de chafarizes, abastecimento de água em diversas localidades, desenvolvimento de projetos de fruticultura, distribuição de sementes e mudas e oferecimento de apoio técnico. A equipe da SMDR também participou de feiras e eventos em busca de novos conhecimentos e tecnologias para serem aplicadas na Zona Rural.
“Em 2025, conseguimos desenvolver projetos que possibilitaram a geração de emprego e renda ao homem e à mulher do campo, a exemplo dos projetos Citrus do Futuro e Umbu Gigante, que já dão frutos e possibilitam a rentabilidade dos produtores da nossa região”, informa o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias. “Buscamos também garantir o direito de ir e vir da população que reside na Zona Rural de Vitória da Conquista, com o patrolamento e cascalhamento de estradas, além da garantia hídrica para a população, por meio do abastecimento de água contínuo para a população que reside no campo”, complementa Farias.
Paacs/Subprefeituras
Os Postos Avançados de Atendimento ao Cidadão (Paacs/Subprefeituras) de José Gonçalves, Inhobim e Bate-Pé desenvolveram ações como a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), atendimento agronômico e cadastro para recebimento de milho destinado ao plantio e ração animal, além do cadastro do Bolsa Família e serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em parceria com outras secretarias.
Por meio das Subprefeituras, foram realizados o patrolamento e cascalhamento de mais de 2 mil quilômetros de estradas vicinais, e ainda 750 atendimentos do Cras, em parcerias com as secretarias e órgãos municipais. Também foram cadastradas 2.347 famílias no programa Bolsa Família, além de outros serviços como INSS, SAC, Cartão SUS e emissão de resultados de exames.
Ainda foram entregues 8.382 correspondências pela Agência Comunitária dos Correios, entre outras ações.
Também foram realizados limpeza de lotes e tanques, retirada de cascalho, promoção de cursos para produtores rurais, limpeza de aterros sanitários, retirada de carros atolados, operação tapa-buraco, abertura e limpeza de tanques/cacimbas, abertura de passagem para cascalheiras, recuperação e limpeza de terrenos, roçagem de estradas, extração, transporte e estocagem de cascalho, manutenção de campos de futebol e abertura de fossas sépticas.
Abastecimento de água
A SMDR realizou, ao longo do ano, ações de acompanhamento de famílias em regiões afetadas pela seca na Zona Rural. Foram realizadas visitas pela Coordenação de Abastecimento aos sistemas simplificados de água, com o intuito de acompanhar o funcionamento e atender às demandas da comunidade.
Também houve reuniões com representantes das comunidades, operadores dos sistemas e lideranças políticas, além de orientações técnicas e educativas à população sobre o uso racional dos recursos hídricos.
Também por meio da SMDR, a Prefeitura mantém a sua própria Operação Carro-Pipa, que fornece mensalmente 9 milhões de litros de água potável para consumo humano. Desde setembro de 2025, essa operação municipal foi intensificada. Cada veículo tem percorrido uma distância mensal de 7.500 km, 50% a mais que a média, a fim de suprir a alta demanda no período mais crítico do ano.
É importante destacar que, no abastecimento realizado por meio de caminhões-pipa, são contabilizados também os abastecimentos efetuados nos chafarizes, mutirões, caixas comunitárias, solicitações e abastecimentos complementares dos sistemas simplificados.
Abastecimento de água às comunidades da Zona Rural
Para garantir água potável nas comunidades onde a rede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) ainda não chega, a Prefeitura gerencia 126 poços e sistemas simplificados. Juntos, esses sistemas distribuem 60 milhões de litros de água por mês, com destaque para o distrito de Inhobim, que atende sozinho a 6 mil moradores. A SMDR também dá suporte específico para dessedentação animal, com dois caminhões dedicados ao transporte de água não potável para os rebanhos em áreas críticas.
Infraestrutura
Para garantir o acesso da população rural a bens e serviços e o escoamento da produção agropecuária, a Prefeitura conta com 11 frentes de trabalho na Zona Rural, cada uma com uma máquina motoniveladora, duas caçambas, uma pá carregadeira e uma retroescavadeira. Esses equipamentos foram responsáveis pela abertura, manutenção e cascalhamento de mais de 4 mil quilômetros de estradas vicinais.
Incentivo à agricultura sustentável
Equipe de Agricultura da SMDR
Apoio técnico e distribuição de mudas para pequenos agricultores da Zona Rural foram destaques da SMDR em 2025. Mirando no futuro, houve fomento à produção de frutas cítricas como laranja e limão no semiárido, por meio do projeto Citrus do Futuro. Essa iniciativa já ampliou oportunidades de renda e cultivo para as famílias de 20 pomares, com o plantio de mais de 15 mil mudas de tangerina, laranja e limão distribuídas pela Prefeitura – que ainda garante o apoio técnico.
Distribuição de mudas pela SMDR
Através do programa Vamos Produzir, a SMDR incentivou o aumento da produtividade da mandioca, do café e do umbu gigante, com assistência técnica e distribuição de mais de 5 mil mudas para os agricultores interessados.
Distribuição de mudas pela SMDR
Eventos destinados aos produtores rurais
Foram promovidos pela SMDR, no primeiro semestre de 2025, eventos voltados aos produtores rurais, a exemplo do Dia de Campo sobre o Umbu Gigante, em fevereiro, a 4ª edição da Semana do Produtor de Leite, em abril, e o 2º Dia de Campo do projeto Citrus do Futuro, em maio.
Os técnicos da SMDR realizaram visitas aos produtores rurais de assentamentos para prestar orientações sobre o manejo do gado e realizar a verificação de prenhez das vacas. Promoveram também oficinas sobre manejo de abelhas sem ferrão, destinadas a alunos e professores.
Citrus
Também houve investimento na melhoria do rebanho de caprinos, ovinos e bovinos, com destaque para o programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IAFT), realizado em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer). A ação visa a melhorar a qualidade genética voltada à produção de leite e ao abate do rebanho bovino de pequenos e médios pecuaristas do município.
O trabalho do Governo Municipal, por meio da SMDR, segue em ritmo intenso. Para obter mais informações e solicitar serviços da equipe técnica, a população pode entrar em contato pelo telefone (77) 3229-3773.
Nenhum comentário
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador, BA
Atualizado às 07h01
25°
Mín. 24° Máx. 27°
Mín. 25° Máx. 28°
Chuvas esparsas
Mín. 25° Máx. 28°
Tempo nublado
Fonte: Clique aqui
Créditos do autor:
Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação

COMMENTS