Venezuela prende youtuber que gravou vídeo “ensinando” derrubar sistema bancário

HomeInternacional

Venezuela prende youtuber que gravou vídeo “ensinando” derrubar sistema bancário

O Ministério Público da Venezuela confirmou nesta segunda-feira (1) que pediu uma medida cautelar contra um youtuber venezuelano que gravou um vídeo indicando um edifício onde ficavam os sistemas operativos de cartões de crédito e débito do país e afirmando que se uma bomba fosse colocada no local, derrubaria o sistema bancário do país.

Oscar Alejandro Pérez, de 37 anos, foi preso neste domingo (31) no Aeroporto Internacional de Maiquetía, segundo um comunicado publicado por seus familiares e compartilhado por amigos do youtuber em redes sociais.

Nesta segunda, ele foi libertado após uma audiência no 2o Tribunal de Controle da Área Metropolitana de Caracas, segundo o Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa da Venezuela.

“Amigos, estou bem e em liberdade. Em algumas horas, através do meu canal do Youtube, contarei tudo o que aconteceu. Obrigado a todos por seu apoio”, escreveu o youtuber na rede social X.

Agora, o youtuber, que também é jornalista, terá que “estar atento ao chamado do Ministério Público e do Tribunal”, segundo o procurador geral do MP venezuelano, Tarek William Saab, que afirmou que ele “instou” que um edifício financeiro de Caracas “fosse dinamitado com explosivos”.

Em um vídeo que circula em redes sociais, Pérez aparece mostrando um edifício iluminado e afirmando: “como dato curioso, aí estão os servidores de todos os cartões de crédito e débito da Venezuela. Se jogassem uma bomba neste edifício, cairia todo o sistema bancário nacional”.

Pérez estava com sua família no momento da prisão no aeroporto e foi levado para a sede do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminais (Cicpc) em Caracas. O equipamento do comunicador foi entregue aos seus acompanhantes no aeroporto, informa o sindicato.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS