Três pessoas são mortas em dia de eleições municipais na Turquia; urnas são fechadas

HomeInternacional

Três pessoas são mortas em dia de eleições municipais na Turquia; urnas são fechadas

Os turcos votaram no domingo (31) nas eleições municipais focadas na tentativa do presidente Tayyip Erdogan de recuperar o controle de Istambul do rival Ekrem Imamoglu, que pretende reafirmar a oposição como força política após derrotas eleitorais no ano passado. Os resultados da votação inicial são esperados no início da noite.

As votações foram encerradas às 11h da manhã, no horário de Brasília, depois de violência em todo o país relacionada com a eleição de autoridades de bairro, ou ‘muhtars’, com três pessoas mortas.

Num incidente no sudeste, grupos entraram em confronto com armas, paus e pedras, matando um e ferindo 11. Num outro, um candidato muhtar foi morto e quatro pessoas ficaram feridas numa luta, disse a agência de notícias estatal Anadolu.

Também disse que 16 pessoas ficaram feridas num confronto em Sanliurfa, enquanto um muhtar foi esfaqueado em Afyonkarahisar, no oeste. Demiroren relatou separadamente que uma pessoa foi morta a tiros e duas ficaram feridas durante a noite em Bursa.

No sudeste, maioritariamente curdo, o Partido DEM pró-curdo pretende reafirmar a sua força depois de o Estado ter substituído presidentes de câmara pró-curdos por “curadores” nomeados pelo Estado, na sequência de eleições anteriores devido a alegados laços militantes.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS