Suco de beterraba: 9 benefícios, para que serve e como fazer (com receitas)

HomeLifestyle

Suco de beterraba: 9 benefícios, para que serve e como fazer (com receitas)

O suco de beterraba é uma bebida que oferece muitos benefícios para a saúde, como ajudar a diminuir a pressão arterial, melhorar o rendimento físico e a circulação de sangue, além de ajudar a prevenir o envelhecimento precoce.

Esses benefícios são possíveis porque o suco de beterraba contém nitrato, flavonoides, betacaroteno e vitamina C, que são nutrientes e compostos bioativos com propriedades relaxantes, antioxidantes e anti-inflamatórias.

Leia também: Beterraba: 12 benefícios e como consumir (com receitas)


tuasaude.com/beneficios-da-beterraba

No entanto, para se obter esses benefícios, o suco de beterraba deve ser  consumido em uma alimentação saudável e variada, junto com a prática de atividades físicas regulares.


Benefícios e para que serve

Os principais benefícios do suco de beterraba para a saúde são:

1. Diminuir a pressão arterial

O consumo regular de suco de beterraba pode ajudar a diminuir a pressão arterial, pois contém nitrato, um componente que é transformado em óxido nítrico no organismo, uma substância que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue.

Além disso, o suco de beterraba também contém potássio, um mineral que favorece a eliminação do excesso de sódio circulante no sangue pela urina, ajudando a prevenir a pressão alta.

Leia também: 4 sucos com laranja para baixar a pressão alta


tuasaude.com/suco-de-laranja-para-pressao-alta

2. Melhorar o rendimento físico

O suco de beterraba melhora o rendimento físico, porque o nitrato presente na beterraba melhora a oxigenação dos músculos, aumentando a resistência durante os treinos e facilitando a recuperação após os exercícios físicos.

Além disso, por melhorar o desempenho físico, o suco de beterraba no pré-treino também pode ajudar no levantamento de maiores cargas, favorecendo o ganho de massa muscular.

Leia também: Pré-treino: o que comer antes do treino


tuasaude.com/o-que-comer-antes-do-treino

3. Ajudar a emagrecer

Sendo um alimento com poucas calorias, o suco de beterraba pode ajudar a emagrecer ou controlar o peso corporal, sendo uma boa opção para incluir em dietas. Veja como fazer uma dieta saudável para emagrecer.

4. Diminuir a inflamação

Por conter betacaroteno, flavonoides e betalaína, que são compostos bioativos anti-inflamatórios, o suco de beterraba ajuda a diminuir a inflamação, podendo ajudar no tratamento de condições como osteoartrite, colite ulcerativa e lúpus, por exemplo.

5. Ajudar a prevenir a anemia

O suco de beterraba pode ajudar a prevenir a anemia, pois contém ferro, um mineral que atua na produção da hemoglobina, um componente dos glóbulos vermelhos do sangue que transporta o oxigênio dos pulmões para todo o organismo e que normalmente está diminuída na anemia.

Além disso, o suco de beterraba também possui vitamina C, um nutriente que favorece a absorção do ferro presente nos alimentos.

Leia também: 3 sucos de beterraba para anemia


tuasaude.com/suco-de-beterraba-para-anemia

6. Melhorar a circulação sanguínea

Sendo rico em em nitratos, o suco de beterraba promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação de sangue. Confira outros alimentos que melhoram a circulação.

7. Manter a saúde dos olhos

Por conter betacaroteno, um pigmento que é precursor da vitamina A, o suco de beterraba ajuda a manter a saúde dos olhos, pois atua na produção de pigmentos na retina que regulam a visão noturna e na captação de luz pelos olhos.

Leia também: Alimentos ricos em betacaroteno: lista e principais benefícios


tuasaude.com/alimentos-ricos-em-betacaroteno

8. Diminuir o risco de câncer

O suco de beterraba ajuda a diminuir o risco de câncer, por conter betalaína, flavonoides e betacaroteno, compostos bioativos com ação anti-inflamatória e antioxidante que inibem o crescimento de células tumorais e diminuem o estresse oxidativo.

9. Prevenir o envelhecimento precoce

A vitamina C, os flavonoides e o betacaroteno, presentes no suco de beterraba, têm propriedades antioxidantes que protegem as células saudáveis da pele contra os danos causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e evitando, assim, a flacidez e o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 ml de suco de beterraba puro e sem açúcar:

Para se obter todos os benefícios do suco de beterraba, essa bebida deve fazer parte de uma alimentação saudável e variada, associada à práticas regulares de exercícios físicos.

Se deseja saber com usar o suco de beterraba numa dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.



Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.


Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como fazer o suco de beterraba

Para fazer o suco de beterraba, basta colocar 200 ml de água filtrada ou fervida e 1 beterraba pequena descascada e cortada em cubos num liquidificador e bater por 2 minutos, ou até a bebida ficar bem homogênea. Transferir a bebida para um copo e tomar, de preferência sem coar ou adoçar.

O suco de beterraba pode ser tomado diariamente, antes do treino ou junto de refeições como café da manhã, lanches, almoço e jantar.

Possíveis efeitos colaterais

Beber suco de beterraba regularmente pode alterar temporariamente a cor da urina e das fezes devido aos pigmentos naturais presentes na beterraba.

O suco de beterraba contém alto teor de oxalatos, uma substância que, quando consumida em excesso, favorece a formação de pedra nos rins em pessoas que já têm essa condição ou com maiores chances de desenvolver esse problema.

Leia também: Alimentos ricos em oxalatos


tuasaude.com/alimentos-ricos-em-oxalatos

Cuidados

Por conter açúcar, o suco de beterraba deve ser consumido com moderação por pessoas com diabetes, porque o consumo de grandes quantidades dessa bebida pode alterar os níveis de glicose no sangue.

Além disso, como os nitratos do suco de beterraba podem alterar a pressão arterial, pessoas que estejam usando medicamentos para controlar a pressão arterial devem conversar com o médico antes de consumir o suco de beterraba.

Receitas de suco de beterraba

Algumas receitas saudáveis e saborosas com o suco de beterraba são:

1. Suco de beterraba com laranja

Ingredientes:

  • 1/2 beterraba pequena;
  • 1 laranja pequena;
  • 100 m de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Descascar a laranja e cortar em cubos, com o bagaço e colocar, junto com a água, no liquidificador. Lavar bem e cortar a beterraba, com casca, em cubos e colocar no liquidificador. Bater por 2 a 3 minutos, transferir para um copo e beber em seguida, sem coar ou adoçar.

2. Suco de beterraba com cenoura

Ingredientes:

  • 1/2 beterraba pequena;
  • 1/2 cenoura pequena;
  • 100 m de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Lavar bem a beterraba e a cenoura, e cortar em cubos, mantendo as cascas. Colocar todos os ingredientes num processador ou liquidificador e bater até ficar uma bebida homogênea. Transferir para um copo e beber, de preferência sem coar ou adoçar.

3. Suco de beterraba com limão

Ingredientes:

  • 1/2 beterraba pequena;
  • Suco de 1/2 limão;
  • 200 ml de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Lavar bem a beterraba e cortar em cubos. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater por 2 a 3 minutos. Transferir para um copo e beber em seguida, sem adoçar ou coar.

4. Suco de beterraba com banana

Ingredientes:

  • 1/2 beterraba pequena com casca, lavada e cortada em cubos;
  • 1/2 banana cortada em rodelas;
  • 200 ml de água filtrada ou fervida;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes num liquidificador e bater po 2 a 3 minutos. Transferir para um copo e beber sem adoçar ou coar.

5. Suco de beterraba com pepino

Ingredientes:

  • 1/2 beterraba pequena;
  • 1/2 pepino pequeno;
  • 200 ml de água fervida ou filtrada.

Modo de preparo:

Lavar bem a beterraba e o pepino, e cortá-los em cubos, preservando a casca. Colocar todos os ingredientes no liquidificador ou processador e bater bem. Transferir para um copo e beber, de preferência, sem coar ou adoçar.

6. Suco de beterraba com maçã e laranja

Ingredientes:

  • 1/2 maçã pequena;
  • 1/2 beterraba pequena;
  • 1 laranja pequena;
  • 100 ml de água.

Modo de preparo:

Lavar bem a beterraba e a maçã, cortá-las em cubos, preservando a casca e retirando as sementes da maçã. Descascar a laranja e cortar em cubos, mantendo o bagaço. Colocar todos os ingredientes num liquidificador e bater por 2 minutos. Beber em seguida, sem coar ou adoçar.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS