Simeticona: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

HomeLifestyle

Simeticona: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

A simeticona é um remédio com ação antiflatulenta, que age rompendo as bolhas que retêm os gases, facilitando a sua eliminação e ajudando a aliviar o desconforto, dor e pressão causada pelo excesso de gases no estômago ou no intestino, e pode ser usado por bebês, crianças e adultos.

Esse remédio é vendido em farmácias na forma de comprimidos, solução em gotas ou cápsulas gelatinosas com o nome comercial Luftal, ou genérico simeticona, ou com os nomes similares como Flatex, Flagass ou Gastroflat.

Embora este medicamento seja vendido sem receita médica e os efeitos colaterais sejam raros, é importante utilizar a simeticona somente com orientação médica, especialmente para bebês e crianças.


Para que serve

A simeticona é indicada para o alívio de sintomas como:

  • Desconforto e/ou cólica no abdome;
  • Arrotos frequentes;
  • Eliminação excessiva de gases;
  • Excesso de barulhos na barriga;
  • Inchaço do abdome associado a gases.

Além disso, a simeticona também pode ser indicada para o preparo intestinal que é feito antes de se realizar alguns exames, como endoscopia digestiva ou colonoscopia, para remoção dos gases no interior do estômago ou intestino.

Leia também: Endoscopia digestiva: o que é, para que serve e preparo


tuasaude.com/como-e-feita-a-endoscopia

Qual a diferença entre dimeticona e simeticona?

Tanto a dimeticona como a simeticona possuem propriedades antiespumantes, e podem ser indicadas para o tratamento de gases intestinais. No entanto, a dimeticona também pode ser utilizada em algumas formulações de protetor solar ou hidratantes para o corpo, pois forma uma barreira protetora na pele, e nesses casos, não deve ser ingerida. 

Como usar

A forma de uso da simeticona varia de acordo com a apresentação e inclui:

1. Simeticona gotas 75mg/mL

A simeticona gotas pode ser usada por adultos, bebês e crianças, e a dose varia com a idade:

  • Crianças com menos de 2 anos: 4 a 6 gotas por via oral, até 3 vezes por dia, conforme orientação do pediatra;
  • Crianças de 2 a 12 anos: 6 a 12 gotas por via oral, até 3 vezes por dia, conforme orientação do pediatra;
  • Adultos e crianças maiores de 12 anos: 16 gotas por via oral, até 3 vezes por dia.

Para dar a dose para o bebê ou criança, pode-se misturar a simeticona com água, fórmula para bebês ou outros líquidos para facilitar a deglutição.

É importante agitar o frasco de simeticona gotas antes de utilizar e deve sempre ser usada com orientação médica, principalmente para bebês e crianças, pois o pediatra deve indicar a quantidade a ser tomada e o tempo de tratamento.

2. Simeticona comprimido 40 mg

A simeticona em comprimidos de 40 mg normalmente é indicada para adultos na dose de 1 a 3 comprimidos, por via oral até 3 vezes ao dia, após as refeições, conforme a orientação médica. A dose máxima não deve ultrapassar 500 mg por dia.

3. Simeticona cápsulas 125 mg

A simeticona em cápsulas gelatinosas de 125 mg é recomendada somente para adultos e na dose de 1 cápsula, por via oral, de 6 em 6 horas, preferencialmente após as refeições e antes de dormir, conforme orientação médica. A dose máxima por dia é de 4 cápsulas de 125 mg.

Possíveis efeitos colaterais

A simeticona geralmente é bem tolerada pois não é absorvida pelo corpo, agindo somente nos gases presentes no estômago ou intestino sendo totalmente eliminada pelas fezes.

No entanto, alguns efeitos colaterais podem surgir ao usar simeticona como urticária ou coceira, inchaço e vermelhidão na pele.

Além disso, a simeticona pode causar reação alérgica que necessita de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, tosse, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Veja mais sintomas de reação alérgica.

Quem não deve usar

A simeticona não deve ser usada por pessoas alérgicas à simeticona ou por pessoas que apresentam perfuração ou obstrução no intestino.

Esse remédio só deve ser usado na gravidez ou amamentação com recomendação e orientação médica.

A solução gotas de simeticona pode conter fenilalanina e não deve ser usada por pessoas com fenilcetonúria.





97% dos leitores

acham este conteúdo útil



(380 avaliações nos últimos 12 meses)

Imagem do autor

Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS