Rei Charles 3 comparece ao serviço religioso de Páscoa em Windsor

HomeInternacional

Rei Charles 3 comparece ao serviço religioso de Páscoa em Windsor

O Rei Charles III fez sua aparição mais significativa desde o diagnóstico de câncer no mês passado, participando do tradicional serviço religioso de Páscoa Mattins em Windsor, neste domingo (31/03).

Rei Charles, de 75 anos, parecia estar de bom humor ao chegar de carro à Capela de São Jorge, um edifício do século XIV nos terrenos do Castelo de Windsor, a cerca de uma hora de carro de Londres. Ele estava acompanhado de sua esposa, a rainha Camilla, para o evento – um marco no calendário real.

Normalmente, a família real se reúne para a Páscoa no Castelo de Windsor antes de irem juntos para a igreja. Suas chegadas geralmente são observadas por funcionários que moram em Windsor, seja de um banco gramado próximo ou de sua porta.

O casal real acenou para uma pequena multidão de simpatizantes reunidos nas proximidades antes de entrar na capela. A celebração deste ano é mais tranquila, com menos membros da realeza presentes para minimizar o contato do rei com outras pessoas durante seu tratamento. Espera-se que o rei e a rainha se sentem separados do resto da congregação principal.

Da mesma forma, a falecida rainha Elizabeth II sentou-se separada dos seus entes queridos quando compareceu ao funeral do seu marido, o príncipe Philip, que ocorreu no meio de rigorosas regulamentações pandêmicas em 2021.

Os irmãos do rei foram os primeiros membros da família a chegar. O príncipe Edward e Sophie – o duque e a duquesa de Edimburgo – estavam acompanhados por seu filho, James, conde de Wessex. Eles foram seguidos pela irmã do rei, a princesa Anne – que acenou rapidamente para a multidão – e seu marido, Tim Laurence, bem como pelo príncipe Andrew e Sarah Ferguson, duquesa de York.

Não ficou claro se Charles compareceria ao habitual almoço familiar pós-serviço. Nos próximos dias, ele e Camilla farão uma pausa para a Páscoa.

Rei Charles encoraja súditos

A presença do rei é uma visão encorajadora para muitos observadores da realeza, depois que ele interrompeu temporariamente os compromissos públicos, seguindo o conselho de seus médicos.

Ele, no entanto, manteve uma mão firme no leme, cuidando dos negócios do Estado e da papelada oficial com suas caixas vermelhas diárias do governo do Reino Unido, enquanto mantém um diário de audiências privadas, bem como sua reunião semanal regular com o primeiro-ministro Rishi Sunak.

Nos últimos dias, cumprimentou os novos embaixadores da Moldávia e do Burundi no Palácio de Buckingham, reuniu-se com o secretário-geral do Fórum Vulnerável ao Clima, bem como sentou-se com um grupo de líderes comunitários e religiosos de todo o Reino Unido.

Charles procurou tranquilizar a nação de que tem lidado com questões constitucionais nos bastidores em uma mensagem pessoal antes do fim de semana da Páscoa. Num discurso gravado em áudio para o serviço anual Royal Maundy na quinta-feira (28), ele reiterou sua promessa de coroação “de não ser servido, mas de servir” com “todo o meu coração”.

Ele também compartilhou sua “grande tristeza” por não ter podido se juntar à congregação, dizendo que o culto “tem um lugar muito especial em meu coração”. A rainha substituiu o marido, distribuindo o tradicional dinheiro Maundy – moedas especialmente cunhadas – às pessoas em reconhecimento ao seu serviço à igreja e à comunidade local.

Uma ausência notável nas festividades da Páscoa de domingo foram o Príncipe e a Princesa de Gales e seus três filhos. Os galeses compareceram no ano passado com o príncipe Louis fazendo sua estreia no passeio em família, para deleite dos observadores reais.

A família de cinco está em silêncio desde que Catherine revelou, há pouco mais de uma semana, que havia começado a quimioterapia para o câncer encontrado em exames pós-operatórios após uma cirurgia abdominal planejada em janeiro.

Clique aqui para ler mais sobre a presença do Rei Charles nos eventos de Páscoa.

Outras notícias e informações na seção Mundo do Infoflashbr.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS