Quem é o novo técnico português do Botafogo

HomeEsporte

Quem é o novo técnico português do Botafogo

Alê Rodrigues

Artur Jorge: Quem é o novo técnico português do Botafogo

O Botafogo
acertou a contratação de Artur Jorge, do Braga, de Portugal. O treinador português de 52 anos desembarca no Brasil nos próximos dias e será o terceiro técnico da equipe alvinegra em 2024. Mas afinal, quem é o novo comandante escolhido por John Textor e como seu estilo se encaixa no clube carioca.

Como jogador, Artur Jorge foi revelado pelo Braga e atuava como zagueiro. Em 2005, atuava no Penafiel, também de Portugal, quando decidiu se aposentar, sem conquistar um título em toda a sua carreira. Quatro anos após pendurar as chuteiras, em 2009, começou a trajetória como técnico no Famalicão. No entanto, ficou pouco tempo nos azuis e brancos, sendo convidado para retornar ao Braga e comandar o time sub-19.

Artur também passou pelo time B dos Guerreiros do Minho, porém saiu em 2013 para treinar a equipe profissional do Tirsense, nas divisões inferiores de Portugal. Retornou ao Braga somente em 2017 para comandar a equipe sub 15. 

Dois anos depois surgiu a primeira oportunidade na equipe profissional. Durante a temporada 2019/20, o técnico comandou o time em 5 jogos, quando conquistou 3 vitórias. Entretanto, Artur retornou para a categoria de base e por lá ficou até ser efetivado no elenco principal em 2022.

Em seu primeiro ano comandando a equipe por uma temporada inteira, Artur Jorge levou o Braga ao terceiro lugar no Campeonato Português. Com o resultado expressivo, o clube conquistou uma vaga na Liga dos Campeões
. No entanto, não teve muita sorte no sorteio e acabou a fase de grupos em terceiro lugar, atrás de Real Madrid e Napoli. Com a eliminação, jogou a Liga Europa, onde foi derrotado pelo Qarabag na primeira fase mata-mata.

Na atual temporada do Campeonato Português, o Braga é o 4º colocado, com 53 pontos. Isso se deve ao estilo de jogo ofensivo de Arthur, que mesmo jogando diante das principais equipes do país, Benfica, Sporting e Porto, não muda a maneira de jogar.

Jogadas que exploram os contra ataques e a velocidade de seus atacantes, levaram o Braga ao primeiro título da carreira de Artur Jorge. O treinador conquistou a Taça da Liga de Portugal nessa temporada, derrotando o Estoril na final, mas antes, na semifinal, o time do norte do país eliminou o Benfica nos pênaltis.

Artur chegou próximo de recorde que pertence à Jorge Jesus

Em 2023, o técnico chegou perto de quebrar um recorde pertencente a Jorge Jesus. Comandado por Artur, o Braga não levou gols em 24 dos 53 jogos disputados, superando a marca de outro treinador conhecido no Brasil, Jesualdo Ferreira, (20 em 38 partidas). Porém, não conseguiu ultrapassar a marca de Jesus, que na temporada 2008/09, ficou 26 dos 48 jogos sem ser vazado. 

O estilo de jogo ofensivo e contra ataques rápidos de Artur, pode encaixar como uma luva no Botafogo que tem jogadores com essas características em seu elenco. A boa fase de Junior Santos, além de Luiz Henrique e Jeffinho, voltando de lesões, pode ajudar o treinador a implementar seu ritmo e rapidamente se adaptar ao alvinegro.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS