Presidente da Sérvia indica aliado próximo como primeiro-ministro

HomeInternacional

Presidente da Sérvia indica aliado próximo como primeiro-ministro

O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, indicou neste sábado (30) seu aliado próximo, Milos Vucevic, para ser o primeiro-ministro e liderar um novo governo em um período de guerra na Europa e de tensões com Kosovo.

A indicação ocorre mais de três meses depois que seu partido, o Partido Progressista Sérvio (SNS), obteve o maior número de votos em uma eleição nacional em 17 de dezembro. Vucevic assumiu a liderança do partido depois que Vucic deixou o cargo no ano passado.

“Proponho ao Parlamento Milos Vucevic como candidato a primeiro-ministro da Sérvia”, escreveu Vucic no Instagram.

Advogado de profissão, Vucevic foi vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa no governo de sua antecessora, Ana Brnabic.

O partido governista tem 113 assentos no Parlamento de 250 assentos e terá que buscar parceiros para formar um governo.

Vucevic deve formar um governo nas próximas semanas. Ele enfrentará a difícil tarefa de equilibrar os laços da Sérvia com a Rússia e a China com sua aspiração de entrar para a União Europeia.

Embora a Sérvia, que tem status de candidata a membro da UE, tenha condenado a invasão da Ucrânia pela Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), ela se recusou a aderir às sanções contra Moscou.

O governo também terá que resolver questões com a antiga província de Kosovo, considerada vital para o progresso das negociações de adesão à UE.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS