Se você costuma esquecer-se das coisas com facilidade ou acha que não tem cabeça para nada, saiba que dormir bem pode ajudar.

Em declarações ao website EatingWell, a neurologista Meredith Broderick explicou que o sono é essencial para a saúde do cérebro e da memória.

"Há um grande conjunto de evidências que mostram que a consolidação da memória é maior após uma boa noite de sono", disse Broderick. "Quanto mais você dorme, mais benefícios obtém."

Uma das funções mais importantes do sono é a "lavagem cerebral". As células cerebrais formam resíduos metabólicos durante o dia e precisam eliminá-los para manter a saúde cerebral ideal.

"Quando olhamos ao microscópio cérebros de pessoas com doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, vemos evidências de que têm mais destes resíduos", explicou Broderick.

A quantidade de sono recomendada varia de acordo com a idade. Crianças e adolescentes precisam de 8 a 10 horas de sono por noite, adultos de 7 a 9 horas e idosos de 7 a 8 horas.

Se você está com dificuldade para dormir, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar a qualidade do seu sono:

– Crie uma rotina de sono e siga-a todos os dias, mesmo nos fins de semana.
– Evite cafeína e álcool antes de dormir.
– Faça exercícios regularmente, mas evite exercícios pesados perto da hora de dormir.
– Crie um ambiente escuro, silencioso e fresco para dormir.

Leia Também: Está sem energia? Tente recuperá-la com este truque rápido

Fonte: Notícias ao Minuto