Como o mundo enxerga o Brasil? De onde vem o clichê do país do futebol, do samba e Carnaval?

Nessa série especial, dividida em seis episódios, a reportagem da BBC News Brasil mergulha em 5 séculos de história para entender como a imagem do país foi construída lá fora – e como mudou com o tempo.

Do período colonial a este século 21, passando pela construção da imagem no pós-independência, as expedições internacionais de D. Pedro 2º, a questão do sanitarismo no início da República e o Brasil como “túmulo de estrangeiros”, o luso-tropicalismo e o mito da democracia racial, a aproximação dos EUA via Política de Boa Vizinhança dos anos 1930 (com seus desdobramentos no cinema), o fenômeno da Bossa Nova, o período da ditadura e a redemocratização.

Este quinto episódio mostra como o Nordeste foi o ponto de partida de uma história que desemboca no apoio americano ao golpe militar de 1964 e como a ditadura tentou projetar para o mundo uma imagem que se afastasse das violações aos direitos humanos que aconteciam no país.

Passamos também pelos primeiros anos da redemocratização, quando a ECO92 coloca o Brasil no diálogo global sobre preservação ambiental e o líder dos caiapó Raoni Metuktire sai em turnê com o cantor americano Sting para falar sobre a Amazônia.

Acompanhe nossa repórter Camilla Veras Mota nesse mergulho na nossa história.

Veja outros episódios na playlist da série: https://youtube.com/playlist?list=PLCX5XjxKTpTk2H0dAElYFd5HOuB1GfUwd

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#bbcnewsbrasil #história #documentário