Mohammad Mustafá é nomeado primeiro-ministro da Palestina

HomeInternacional

Mohammad Mustafá é nomeado primeiro-ministro da Palestina

Economista de 69 anos assume o posto no momento em que a Autoridade Palestina é pressionada por reforma

O economista Mohammad Mustafá foi nomeado primeiro-ministro da Palestina na 5ª feira (14.mar.2024), informou a agência oficial Wafa. A ANP (Autoridade Nacional Palestina) estava sem chefe de governo desde fevereiro, quando Mohammed Shtayyeh renunciou.

Aos 69 anos, Mustafá é presidente do Conselho de Administração do Fundo de Investimento da Palestina desde 2015. Já atuou como vice-primeiro-ministro e ministro da Economia da ANP. É conselheiro do presidente Mahmoud Abbas e trabalhou no Banco Mundial.

Shtayyeh renunciou ao cargo em 26 de fevereiro. Ao se demitir, disse a jornalistas que a escalada da violência na Cisjordânia e em Jerusalém, bem como o “genocídio” e a “fome” em Gaza, exigiam “novos acordos governamentais e políticos”. Abbas aceitou a renúncia.

A liderança na Palestina é dividida entre a ANP, que atua na Cisjordânia (território ocupado por Israel), e o Hamas, que comanda a Faixa de Gaza. Shtayyeh deixou o governo em um momento em que os Estados Unidos pressionavam por uma reforma na Autoridade Palestina. O país norte-americano que a organização crie uma estrutura política capaz de governar a Faixa de Gaza quando a guerra terminar.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, por outro lado, não concorda com a criação de um Estado palestino.


Leia mais:

Fonte: CNN Brasil

COMMENTS