Itália assegura quinta vaga na próxima Liga dos Campeões pelo ranking UEFA

HomeEsporte

Itália assegura quinta vaga na próxima Liga dos Campeões pelo ranking UEFA

Foto: Filippo Monteforte/AFP via Getty Images

Itália assegura quinta vaga na próxima Liga dos Campeões pelo ranking UEFA

A Liga dos Campeões da próxima temporada contará com cinco times italianos com vaga direta a partir da Série A. Com as classificações de Roma
e Atalanta
na Liga Europa e da Fiorentina na Conference League, o país, que já liderava o ranking UEFA da vaga bônus, não poderá mais ser ultrapassado.

A novidade tem origem no novo formato da Champions League: na próxima temporada, 36 clubes disputarão a competição e, para isso, mais equipes serão classificadas. De acordo com os critérios da UEFA, a vaga extra fica dois paises com o melhor coeficiente.

+ Siga o Esporte News Mundo no Facebook
, Twitter
, YouTube
, Instagram
, Threads
, e TikTok

.

Esse ranking UEFA específico para a vaga extra considera o desempenho dos times nas três principais competições da entidade e atribui pontuações de acordo com os resultados apenas nesta temporada.

A tabela atual tem a Itália em primerio e a Alemanha em segundo. Os germânicos só poderão ser ultrapassados pela Inglaterra (que ainda conta com o Aston Villa na Conference League). França e Espanha vem logo atrás, mas já sem chances, apesar do Olympique de Marseille disputar uma vaga na final da Liga Europa.

Há um outro ranking, este liderado pela Inglaterra, que considera os resultados dos últimos cinco anos. Neste caso os ingleses estão muito à frente de Espanha, Itália e Alemanha.

Potenciais classifcados

Considerando os critérios dos dois rankings, os classificados italianos, se o campeonato acabasse hoje, seriam Inter, Milan, Juventus, Bologna e Roma (quinta colocada);

Na Alemanha, Leverkusen, Bayern de Munique, Stuttgart, Leipzig e Borussia Dourtmund (hoje quinto colocado, mas nas semifinais da Champions League).

Caso a Inglaterra ultrapasse a Alemanha, teria como classificados Manchester City, Arsenal, Liverpool, Aston Villa e Tottenham (quinto colcoado na Premiere League).

A Itália não conquista a Liga dos Campeões desde 2009-10, quando a Internazionale venceu o Bayern de Munique em Madrid. Depois disso, chegou apenas a vice-campeonatos, primeiro com a Juventus em duas oportunidades (2014-15 e 2016-17) e depois a própria Inter na temporada passada, sendo derrotada pelo Manchester City.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS