Antes de dormir, quais são seus hábitos? Algumas pessoas assistem a vídeos no telefone, leem alguns capítulos de um livro ou tomam um copo de leite. Em outros casos, há quem dedique um tempo a esfregar os pés antes de adormecer. Se você se identifica com essa prática, é interessante entender o que isso pode significar.

Embora possa ser um sinal de ansiedade, não é a única interpretação possível. A psicoterapeuta Michelle Di Paolo compartilhou com o site Health Digest que esfregar os pés pode ser uma maneira de relaxar. Semelhante ao ato de esfregar as mãos, essa prática "ativa o sistema nervoso, relaxa o sistema cardiovascular e acalma a hormona do estresse". A psicóloga clínica Lauren Kerwin também explica que pode ser uma forma de focar a mente para induzir o sono.

"Realizar essa ação com regularidade melhora o processamento sensorial do corpo, especialmente ao estar envolto em cobertores em um ambiente escuro." Além disso, pode indicar uma preferência por movimentos repetitivos.

"Esses movimentos podem estimular a liberação de neurotransmissores, que são analgésicos naturais produzidos pelo corpo", revela Lauren Kerwin. A especialista em acupuntura, Eileen Li, destaca alguns benefícios adicionais, como o alívio da tensão, melhoria na circulação sanguínea e proporcionar uma sensação geral de conforto e bem-estar.

Fonte: Notícias ao Minuto