Dia do astrônomo em destaque no Ciência é tudo

O Ciência é Tudo desta semana vai te levar pro espaço através de uma das ciências mais antigas e fascinantes da humanidade: a astronomia! Ela é responsável pelo estudo dos corpos celestes, a origem e as estruturas do universo. No Brasil, o dia do astrônomo é comemorado no dia 2 de dezembro.

A data coincide com o nascimento de Dom Pedro II – um grande entusiasta e incentivador da ciência do céu. Ele é considerado patrono da astronomia brasileira. Seu pai, Dom Pedro I, fundou em 1827 o primeiro observatório do país: o Imperial Observatório do Brasil, atual Observatório Nacional do Rio de Janeiro.

Vamos conhecer o trabalho dos astrônomos tanto profissionais como amadores. Além de saber um pouco mais sobre essa profissão, veremos como é o mercado de trabalho e quais as pesquisas astronômicas que estão em evidência no Brasil. O Brasil teve seu melhor resultado da história na última Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica conquistando 5 medalhas de ouro.

Vamos ver o que está sendo feito para incentivar a carreira astronômica no país e trazer mais jovens para esse importante campo da ciência.