Conheça a nova vacina para bebês aprovada pela Anvisa

HomeÚltimas Notícias

Conheça a nova vacina para bebês aprovada pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da primeira vacina de prevenção da bronquiolite em bebês, em publicação no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira (01).

O imunizante é destinado ao combate ao vírus sincicial respiratório (VSR) causador das infecções no trato respiratório, em especial a bronquiolite. A doença é uma inflamação nos brônquios — órgãos que garantem que o ar seja levado até o pulmão — e tem maior incidência em bebês.

A aplicação da vacina Abrysvo, da empresa Pfizer, não será feita nas crianças, mas sim, nas mães, durante a gestação. O imunizante é indicado para a prevenção da doença no trato respiratório inferior e da doença grave do trato respiratório inferior desde o nascimento até os 06 meses da criança.

O registro também foi aprovado para a aplicação da doença do trato respiratório inferior causada pelo VSR em pessoas com 60 anos ou mais, considerada quadro de risco para as doenças.

Segundo a análise da Anvisa, os principais efeitos colaterais foram dores no local da aplicação, que é intramuscular, dor de cabeça e dor muscular. A vacina é considerada bivalente, por ter dois antígenos da proteína de superfície F do VSR. A aplicação será em dose única, sendo administrada entre o segundo ou terceiro trimestre de gestação.

Em dezembro de 2023, a Anvisa já havia autorizado o registro da vacina Arexvy, da fabricante GlaxoSmith Kline, também como prevenção a doenças causadas pelo VSR, mas o uso era restrito a pessoas acima de 60 anos.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS