Carregamento com 400 toneladas de alimentos para Gaza sai de porto do Chipre

HomeInternacional

Carregamento com 400 toneladas de alimentos para Gaza sai de porto do Chipre

Um segundo carregamento de ajuda com quase 400 toneladas de alimentos para Gaza deixou o porto de Larnaca, no Chipre, neste sábado, segundo uma testemunha da Reuters.

A ajuda será levada a Gaza por um navio de carga e uma plataforma rebocada por um navio de salvamento.

Será o segundo envio de ajuda via Chipre, onde as autoridades cipriotas estabeleceram, em cooperação com Israel, um corredor marítimo para facilitar a chegada de cargas pré-selecionadas diretamente ao enclave palestino sitiado.

A instituição de caridade World Central Kitchen (WCK), sediada nos EUA, organizou a missão com a instituição de caridade Open Arms da Espanha, com financiamento principalmente dos Emirados Árabes Unidos e apoio das autoridades cipriotas.

Em sua primeira missão mais cedo em março, ela construiu um cais improvisado a partir de escombros para permitir o descarregamento de quase 200 toneladas de alimentos no enclave, que não tem nenhuma instalação portuária. O envio deste sábado inclui duas empilhadeiras e um guindaste para auxiliar nas futuras entregas marítimas.

Separadamente, os Estados Unidos planejam construir um píer flutuante na costa de Gaza para receber ajuda. A data prevista para a conclusão é 1º de maio, mas pode estar pronto por volta de 15 de abril, disse o presidente cipriota Nikos Christodoulides no final da sexta-feira.

A Organização das Nações Unidas alertou que a fome é iminente no norte da Faixa de Gaza, onde 300.000 pessoas estão presas devido aos combates. Em todo o enclave, mais da metade de sua população de 2,3 milhões de pessoas poderá enfrentar a fome até julho.

(Reportagem de Yiannis Kourtoglou)

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS