Aparecida de Goiânia é destaque nacional em ranking de saneamento

HomeBrasil

Aparecida de Goiânia é destaque nacional em ranking de saneamento

Goiânia – O município de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, está entre as 20 melhores cidades que mais investiram em saneamento básico no país. O dado é do 16º Ranking de Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados, divulgado nessa quarta-feira (20/3), com foco nos 100 municípios mais populosos do Brasil.

O ranking leva em consideração oito indicadores em três dimensões do saneamento básico: nível de atendimento, melhoria do atendimento e nível de eficiência. Para produzir o ranqueamento, foram levados em consideração indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base de 2022, publicado pelo Ministério das Cidades.

Em Aparecida, o aumento de recurso no saneamento, com investimento médio de R$ 463,28 por habitante fez, o município saltar 34 posições no ranking em apenas um ano, ou seja, saiu da 52ª colocação em 2023 e chegou à 18ª colocação neste ano. A cidade atingiu nota 10 (máxima) em melhoria do atendimento e nível de eficiência.

A cidade vem apresentando uma sólida melhora de seus indicadores nos últimos anos, atingindo progresso para universalizar o saneamento básico, o que significa que 93,64% de sua população têm acesso à água tratada e 76,46% com coleta de esgoto. Em 2008, apenas 18% da população era beneficiada com saneamento.

O secretário municipal de Infraestrutura, Mário Vilela acrescentou que o volume de investimentos é resultado de uma gestão comprometida com políticas públicas. “Esse resultado demonstra determinação, gestão financeira e condições de governança para aplicar recursos e evoluir com obras na cidade”, afirmou.

Os números atualizados da Companhia de Saneamanto de Goiás (Saneago) – responsável pelo serviço de água tratada, referentes a 2023, demonstram que Aparecida está ainda melhor. Na cidade, a BRK Ambiental, subdelegada da Saneago para os serviços de esgotamento sanitário.

Além dos investimentos, outro passo importante para os avanços no município foi a realização de parcerias. A Saneago firmou acordos com o Município para a execução dos serviços de esgotamento sanitário, permitindo a continuidade e expansão das obras, e ainda atingir a meta de universalização do atendimento.

A previsão é que os 100% sejam alcançados até dezembro de 2024, bem antes do prazo estabelecido pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020).

7ª Prêmio “Casos de Sucesso & ESG

Em agosto do ano passado o município recebeu o Prêmio “Casos de Sucesso & ESG” na categoria “Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto”, que elencou as três cidades que se destacaram por evoluir no serviço de tratamento de esgoto entre 2012 e 2021. O evento foi realizado na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo (SP), onde o prefeito Vilmar Mariano recebeu a premiação do Trata Brasil.

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS