Alergia alimentar: o que é, sintomas, causas e tratamento

HomeLifestyle

Alergia alimentar: o que é, sintomas, causas e tratamento

A alergia alimentar pode provocar sintomas como coceira e vermelhidão na pele, placas avermelhadas e inchadas na pele, inchaço nos lábios, nariz entupido e escorrendo, diarreia ou prisão de ventre. Os sintomas de alergia alimentar surgem após o contato com alguma substância presente em alimentos ou bebidas.

Na maioria dos casos os sintomas de alergia alimentar são leves e passam após algumas horas após o uso do medicamento recomendado pelo médico. No entanto, quando a reação do organismo é muito grave, os sintomas podem colocar a vida em risco, já que pode haver sensação de falta de ar e dificuldade para respirar, sendo fundamental que o médico seja consultado.

Dessa forma, é importante que seja identificado o alimento responsável pela alergia para que o seu consumo possa ser evitado e, assim, diminuir o risco de complicações. Porém, caso se tenha contato com o alimento causador da alergia, o médico pode indicar o uso de anti-histamínicos para aliviar os sintomas e desconforto.


Sintomas de alergia alimentar

Os principais sintomas de alergia alimentar são:

  1. Coceira na pele;
  2. Vermelhidão na pele;
  3. Placas avermelhadas e inchadas na pele;
  4. Inchaço nos lábios, língua, orelhas ou olhos;
  5. Aftas;
  6. Nariz entupido e escorrendo;
  7. Sensação de desconforto na garganta;
  8. Dor abdominal e excesso de gases;
  9. Diarreia ou prisão de ventre;
  10. Ardor e queimação ao evacuar.

Os sintomas de alergia alimentar podem surgir em poucos minutos ou horas após o consumo do alimento, bebida ou aditivo alimentar responsável por desencadear a reação inflamatória no organismo, e podem variar de pessoa para pessoa.

Em alguns casos, pode também haver alterações gastrointestinais, como náuseas, vômitos e desconforto abdominal, ou haver comprometimento do sistema respiratório, resultando em dificuldade para respirar e falta de ar, sendo essa situação conhecida como choque anafilático.

Leia também: Choque anafilático: o que é, sintomas, causas e tratamento


tuasaude.com/choque-anafilatico

Teste online de sintomas

A alergia alimentar é um tipo de reação alérgica ao ingerir alimentos específicos. Para saber a possibilidade de ter uma alergia, por favor, selecione os sintomas que apresenta:

Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substituir a consulta com o alergista, imunologista ou clínico geral.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da alergia alimentar deve ser feito pelo alergologista inicialmente por meio da análise dos sintomas que a pessoa pode relatar após consumir determinado alimento. No entanto, para confirmar qual é o agente causador da alergia, deve ser realizado um teste de alergia na pele ou no sangue.

O teste de alergia na pele consiste na observação dos sintomas que aparecem na pele após a aplicação de diferentes extratos de alimentos conhecidos por causar alergia, deixando atuar durante cerca de 24 a 48 horas. Após esse tempo, o médico irá então observar se o teste deu positivo ou negativo, observando se ocorreu vermelhidão, urticária, coceira ou bolhas na pele.

Leia também: Teste de alergia: o que é, como é feito e quando é indicado


tuasaude.com/teste-de-alergia

No caso dos testes de sangue para alergia, como o teste RAST, há a coleta de uma pequena amostra de sangue que é analisada no laboratório com o objetivo de identificar a presença de anticorpos específicos e, assim, verificar se houve ou não uma reação alérgica. Esse tipo de teste é normalmente realizado após uma provocação oral, ou seja, após a pessoa ingerir uma pequena quantidade do alimento que se deseja verificar se há ou não reação.

Marque uma consulta com o alergologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para investigar a causa da alergia:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Alergologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.



Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.


Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Principais causas

A alergia alimentar pode ser desencadeada por qualquer substância presente no alimento ou aditivo alimentar, sendo mais comum de acontecer em pessoas que possuem histórico na família de alergia.

Apesar de poder ser causada por qualquer alimento, os sintomas de alergia alimentar estão na maioria dos casos relacionados com o consumo de frutos do mar, amendoim, leite de vaca, soja e oleaginosas, por exemplo. Veja mais detalhes sobre as principais causas de alergia alimentar.

Qual a diferença entre alergia e intolerância alimentar?

A principal diferença entre a alergia e a intolerância alimentar é o tipo de resposta do corpo frente a determinado a alimento. Na alergia alimentar, há o desenvolvimento de uma resposta inflamatória poucos minutos após o contato com as substâncias presentes no alimento, de forma que os sintomas aparecem imediatamente e são mais generalizados.

Por outro lado, na intolerância alimentar, os sintomas são devidos a alterações no processo de digestão do alimento, resultando principalmente em sintomas gastrointestinais.

Tratamento da alergia alimentar

O tratamento para a alergia alimentar depende da gravidade dos sintomas apresentados, que podem variar de pessoa para pessoa, sendo porém este geralmente feito com remédios anti-histamínicos como Allegra ou Loratadina ou com corticoides como a Betametasona, que servem para aliviar e tratar os sintomas da alergia. Veja como é feito o tratamento da alergia alimentar.

Além disso, nos casos mais graves onde ocorre choque anafilático e falta de ar, o tratamento é feito com a injeção de adrenalina, podendo também ser necessário o uso de uma máscara de oxigênio para ajudar na respiração.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS