Água Mineral está entre os 10 parques mais visitados do país

HomeBahia

Água Mineral está entre os 10 parques mais visitados do país

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou o resultado do ranking dos parques mais visitados do Brasil no ano de 2023. O Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral garantiu a 8ª posição na lista.

Na primeira colocação, o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, figurou o primeiro lugar do ranking com incríveis 4,4 milhões de visitantes, sendo primeira vez na história que garante estes números e com aumento de 30% em relação ao ano de 2022.

Já o Parque Nacional de Brasília confirmou a oitava colocação, com 300,6 mil visitantes em 2023.

Confira a lista completa:

Lista de parques mais visitados do Brasil em 2023

História do Parque Nacional de Brasília

Fundado em 1961, o parque mais conhecido como Água Mineral, fica localizado apenas a 10 quilômetros do centro de Brasília. Com um território de 423,6 km², o parque abraça regiões não só do DF, mas chega até o município de Padre Bernardo, em Goiás.

Considerado um tesouro da capital, o parque já passou por invasões, incêndios e até debates sobre privatização nos últimos anos e mesmo assim permaneceu com seu papel crucial na proteção dos recursos hídricos que abastecem a cidade e na proteção dos ecossistemas do Cerrado.

Também desempenha um papel fundamental na preservação da biodiversidade e na manutenção do equilíbrio climático da região, protegendo também as bacias dos córregos que alimentam a represa Santa Maria.

 

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS