Representantes de comunidades descendentes de imigrantes serão homenageados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 4 de setembro, às 19h. A cerimônia é promovida pelo Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre).

A Homenagem às Personalidades das Comunidades será prestada a membros de 10 Comunidades participantes, em Sessão Solene a convite do presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, do proponente Deputado Estadual Delegado Olim, e do presidente do CONSCRE, Gabriel Sayegh, no Plenário Juscelino Kubitschek.

Os homenageados serão: Sociedade Beneficente Alemã (Comunidade Alemã), Associação Beneficente “A Mão Branca” de Amparo aos Idosos (Comunidade Árabe), Dra. Kenarik Boujikian (Comunidade Armênia), Profa. Aspasia Papazanakis (Comunidade Grega), Miss. Gianfranco Mellino (Comunidade Italiana), Sr. Hiroshi Shimuta (Comunidade Japonesa), Profa. Fany Cogan Barocas (Comunidade Judaica), Dr. Jamal Suleiman (Comunidade Palestina), Pe. Irmano Borsatto (Comunidade Paraguaia) e Dr. Renato Afonso Gonçalves (Comunidade Portuguesa). Após a entrega das placas, haverá apresentação cultural e gastronômica de diversos países no Hall Monumental da Alesp.

O presidente do Conscre, Gabriel Sayegh, ressalta a importância da iniciativa. “É um ato solene de reconhecimento ao trabalho dessas Comunidades e que tem como padrinho o Deputado Delegado Olim, que muito tem nos apoiado”, informa.

Sobre o Conscre

O Conscre é um Conselho de Comunidades, de natureza permanente e deliberativa no âmbito de suas competências, criado pela Mesa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através da Resolução nº 817, de 22 de novembro de 2001, com intuito de fomentar uma maior integração entre as comunidades descendentes de estrangeiros, atualmente residindo no Estado de São Paulo.

Idealizado pelo então Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Walter Feldman, o Conselho tem objetivo de integrar, socializar e amparar organizadamente os trabalhos comunitários de diversas nacionalidades residentes no estado de São Paulo, possibilitando assim, uma integração maior com os diversos órgãos públicos.

Atualmente, o Conselho conta com o apoio de 18 comunidades estrangeiras: alemã, árabe, argentina, armênia, boliviana, chilena, chinesa, espanhola, grega, italiana, japonesa, judaica, moldova, palestina, paraguaia, peruana, portuguesa e russa.

“Vindos de todas as partes do mundo, das mais diversas etnias, raças, cor ou religião, essas pessoas foram muito bem acolhidas e tornaram este país sua nova pátria, integrando-se, criando seus filhos e, de alguma forma, colaborando para a formação deste nosso Brasil. Por meio do Conscre, reunimos esses agora novos brasileiros, desenvolvendo atividades que mantêm vivas suas tradições e cultura, visando a preservar suas origens, promovendo a pluralidade cultural, desenvolvendo e integrando a solidariedade dos povos aqui presentes de uma forma fraterna, enaltecendo o privilégio de poderem aqui viver, sempre muito gratos a este país maravilhoso, do qual todos muito se orgulham”, explica o presidente Gabriel Sayegh.

Atuação pela diversidade cultural

Entre os eventos organizados pelo Conscre, além da Homenagem às Personalidades das Comunidades, estão a OCRE, Olimpíada das Comunidades de Raízes Estrangeiras, na qual se disputam jogos de salão, e o Festival das Comunidades Estrangeiras, evento com barracas gastronômicas das comunidades e apresentações culturais, executado na área externa da ALESP.

292098?partnerId=3799